A demanda de conteúdo para redator está diminuindo?

Tempo de leitura: 4 minutos

Felizmente, para todo redator, não existem alertas que indicam que a demanda por conteúdo escrito está diminuindo. Muito pelo contrário. Cada vez mais as marcas, empresas e até pessoas físicas precisam de conteúdo escrito. Isso vale para todo tipo de conteúdo: artigos otimizados com SEO, roteiros para vídeos do Youtube ou VSL, e-books, landing pages, textos para sites, entre outras oportunidades.

No entanto, há alguns fatores que podem diminuir a demanda para um redator. Isso é muito prejudicial, já que um redator freelancer tem sua renda baseada sobre a quantidade de conteúdo produzido durante o mês.

No entanto, há soluções para passar por um período de pouca demanda para conteúdo escrito. Essa também é uma boa hora para usar seu tempo para outras atividades, como fazer cursos de atualização sobre escrita, prospectar novos clientes, aprender a utilizar ferramentas e plataformas como WordPress e o plugin Yoast, entre outras atividades. 

Nesse sentido, entenda alguns fatores para sua demanda como redator cair e o que você pode fazer nesse período.

1. É final de ano ou início de ano

 O período de festas entre o Natal e o Ano Novo, além do início de um ano novo, pode ser um período de baixa demanda para qualquer redator. Isso porque as empresas estão lidando com férias de alguns colaboradores, com planejamento empresarial do novo ano, com questões burocráticas e outras demandas.

Já as pessoas físicas que procuram serviços de conteúdo escrito, também têm contas a pagar nesse período, como IPTU, IPVA, parcelas de uma viagem de final de ano e outras despesas. Por isso, não sobra renda para investir em conteúdo escrito. 

Além disso, nosso país é conhecido por ficar com movimentação lenta no mercado até passar o Carnaval. Portanto, no final de um ano e início de um novo ano, é normal que a demanda por conteúdo escrita diminua, tanto para redatores freelancers quanto para agências de produção de conteúdo também.

O que você pode fazer para amenizar a falta de demanda nesse período é se planejar desde cedo e poupar um valor adequado para tirar alguns dias de férias.

Isso porque o trabalho de um redator exige que sua saúde mental e emocional esteja em dia, já que é um trabalho que necessita de muito esforço mental para ser exercido.

Portanto, ter alguns dias de lazer durante o ano é fundamental para manter seu foco, sua concentração e sua alta produtividade.

2. Você ainda não aprendeu como prospectar clientes

 Pode ser que você seja um redator iniciante e ainda não saiba os meios de encontrar clientes. Outra opção é você ser um redator experiente, mas não desenvolveu habilidades recomendadas para manter clientes fixos.

Para um redator iniciante, a solução é não desistir. Pode ser que nos primeiros meses sua renda seja inferior à esperada. Isso é normal. Ao longo do tempo, você produzirá mais, com qualidade e em menor tempo. Isso dará a chance de você colocar mais clientes em sua agenda. Além disso, seus clientes também podem indicá-los para outros clientes.

No início, você pode fazer um portfólio com seus melhores trabalhos. Utilize plataformas de prospecção de clientes como o 99freelas, Workana, grupos de Facebook, GetNinjas e outras opções. Também é viável enviar seu portfólio para agências de produção de conteúdo. É normal existir parceria entre esse tipo de agência e redatores freelancers.

No caso de redatores experientes, que perdem clientes fixos de forma muita rápida, o ideal é descobrir qual é seu ponto fraco na hora do atendimento aos clientes e melhorar suas habilidades interpessoais.

Outra dica é entender se a qualidade dos seus trabalhos está atingindo a expectativa dos clientes ou se você precisa aumentar a qualidade dos trabalhos entregues. 

Uma boa forma de transformar conteúdo mal elaborado é através de um programa para reescrever textos online. Com essa ferramenta, o Reescrever.app, você será capaz de mudar parágrafos mal colocados do seu texto de lugar e até alterar palavras de seu conteúdo escrito para sinônimos. Dessa forma, você terá um conteúdo escrito mais coeso, único e de qualidade.

3. Você precisa tirar um tempo para si mesmo

Trabalhar em home office exige muita disciplina, foco, concentração, comprometimento e responsabilidade. Além disso, ser um redator freelancer pode não ser fácil em alguns momentos, porque há outras tarefas profissionais que devem ser levadas em consideração além de escrever, como: atender os clientes, efetuar revisões nos trabalhos escritos, publicar conteúdo, fazer alterações nos textos, entre outros.

Tudo isso exige uma saúde mental em dia. Portanto, pode ser que você esteja desanimado, cansado, mal-humorado e estressado depois de um período de produção muito alto. Isso é normal em qualquer profissão. Dessa forma, fica mais difícil atender os prazos, escrever com qualidade, escrever durante um expediente de 8 horas e outras atividades.

A solução para isso é tirar alguns dias de folga para colocar a mente no lugar, só fazer tarefas prazerosas e ficar um pouco longe do trabalho. 

 

Sobre Turbo Monster

Aprenda o passo-a-passo para um Marketing Digital de sucesso. Você é afiliado e pretende ganhar dinheiro traremos tutorial marketing digital online Dicas tendencias .
Desenvolvimento Pessoal - Estrategias de Marketing - Seo - Branding

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.