Aprenda como montar um plano de negócios para sua clínica

Tempo de leitura: 5 minutos

Assim como é feito em outras empresas de diversos setores, é muito importante criar um plano de negócios para um consultório. Afinal, não se pode esquecer de que essa área também necessita que se promovam estratégias e planos de ação para que a gestão seja um sucesso. 

O plano de negócios para clínica é imprescindível para conseguir prever com antecedência situações e estabelecer qual a melhor forma para lidar com essas questões. Isso, com certeza, poderá evitar que os problemas e os momentos de crise fiquem bem longe do seu negócio. 

Outro ponto que pode ser estabelecido com um plano de negócios para clínica, é que com essa estratégia é possível definir investimentos, com o objetivo de aumentar cada vez mais a presença no mercado. 

O que é plano de negócios? 

O plano de negócios para clínica é um documento escrito onde a pessoa responsável coloca os objetivos, os métodos e o tempo necessário para alcançar suas metas futuras. Ele também pode conter uma descrição sobre as características do consultório, o mercado de atuação, as projeções financeiras e as estratégias de crescimento. 

Sendo assim, podemos entender que o plano de negócios para clínica deve ser utilizado como um mapa para direcionar a atuação do consultório em sua jornada dentro do mercado. 

Qual a importância em  ter um plano de negócios para o consultório?

Elaborar um plano de negócios para clínica é fundamental tanto para na hora da abertura do negócio quanto para o seu crescimento. Contudo, essa estratégia não afasta os possíveis riscos inerentes que podem acontecer, mas ele é uma ferramenta com finalidade de evitar falhas na gestão. 

Ele ainda por auxiliar em alguns direcionamentos e trazer alguns benefícios para a clínica, como:

  • Estruturar as ideias iniciais do consultório;
  • Direcionar a ampliação do seu negócio;
  • Selecionar os principais indicadores de performance;
  • Favorecer a comunicação entre os colaboradores e parceiros;
  • Captar novos recursos;
  • Ter maior clareza e certeza nas metas e objetivos podendo melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. 

Além de todas essas vantagens, o plano de negócios para clínica pode agregar bastante a longo prazo, uma vez que depois que ele é criado, o consultório pode usá-lo como referência para mensurar o progresso e monitorar as áreas de melhorias, assegurando que o sucesso perdure por bastante tempo. 

Como elaborar um plano empresarial?

Elaborar um plano de negócios para clínica parece algo complexo, contudo, criá-lo é bem simples. Para tornar essa tarefa o mais fácil possível, confira as informações necessárias para montar o seu plano estratégico.

Agrupar todas as informações 

O primeiro passo para conseguir elaborar um bom plano de negócios para clínicas é entender o seu ramo de atividade, por isso é preciso buscar todas as informações necessárias sobre o mercado da saúde como um todo e as principais inovações do setor. 

Se você vai oferecer um tratamento que utilize o CoolSculpting, por exemplo, é necessário pesquisar bastante a respeito deste aparelho, entender o público que procura esta metodologia de queima de gordura e como ele funciona. 

Desta forma, será possível estabelecer quais são as principais necessidades do mercado e para conseguir planejar a melhor proposta de valor para o consultório. 

Estudo sobre o mercado

Após agrupar todas as informações é necessário estudar o mercado, para definir quem serão os clientes, quem são os concorrentes e possíveis parceiros, como fornecedores e laboratórios que te ajudarão nessa jornada. 

Depois disso, deve-se listar os tipos de serviços fornecidos, por exemplo, decidir quais especialidades, quais procedimentos serão oferecidos e qual o preço médio da consulta ou se irá aceitar planos médicos. 

Plano de marketing

O marketing é peça fundamental para atração, conversão e retenção dos pacientes, por isso precisa estar em seu plano de negócios para clínica. Com esse plano bem definido será possível melhorar a eficiência do negócio, promover os serviços, atrair novos consumidores e fidelizar os pacientes. 

O plano de negócios precisa conter quais serão os esforços de mídia e divulgação que serão incluídos ao longo da sua estratégia e quais são os resultados esperados. 

É preciso levar em consideração também que o marketing possui algumas particularidades, e será preciso seguir as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina para evitar qualquer tipo de problema. 

Plano de operacional

Essa etapa é realizada a disposição do consultório, afinal ela fará toda a diferença quando falamos de acessibilidade e de organização dos pacientes. Outras questões e características devem ser pensadas e estruturadas, tais como:

  • Localização;
  • Instalação física;
  • Equipamentos. 

Além disso, o plano operacional precisa conter a capacidade de prestação de serviços, além dos processos que serão adiados e as necessidades dos outros colaboradores. 

Plano financeiro

Esse é um dos principais pontos do seu plano de negócios para clínica, com ele você irá definir e estimar quanto terá que investir e quanto irá ganhar com seu consultório. Nessa parte do seu plano irá entrar todos os valores e recursos financeiros, assim com:

  • Custos iniciais;
  • Despesas e receitas;
  • Capital de giro;
  • Custos com mão de obra;
  • Fluxo de caixa;
  • Evolução lucrativa;
  • Rentabilidade.

Vale lembrar que todos os valores definidos podem variar para mais ou menos, mas é muito importante ter pelo menos uma noção para não ser surpreendido de forma negativa com a gestão do consultório. 

Estruturação dos cenários

Nesta etapa do plano é preciso estruturar e criar cenários hipotéticos, mas que podem em algum momento acontecer com o seu consultório, de modo a saber como agir caso isso aconteça. Isso será imprescindível para evitar possíveis crises e prejuízos, e assim consiga reverter a situação da melhor forma. 

Lembre-se que um plano de negócios bem elaborado  será o grande diferencial para garantir o sucesso da sua clínica. 

 

Sobre Turbo Monster

Turbo Monster

Aprenda o passo-a-passo para um Marketing Digital de sucesso. Você é afiliado e pretende ganhar dinheiro traremos tutorial marketing digital online Dicas tendencias .
Desenvolvimento Pessoal - Estrategias de Marketing - Seo - Branding

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *