Como montar um e-commerce de semijoias

Tempo de leitura: 4 minutos

Mulher com colar de semijoia no pescoço

Quem quer iniciar um pequeno negócio, muitas vezes tem como ideia inicial abrir um loja virtual.

A ideia é ótima e um dos segmentos muito atrativos tem sido o de e-commerce de semijoias.

Com produtos pequenos, facilmente armazenáveis e sem preços tabelados, é possível trabalhar com diversas estratégias para atingir o tão desejado sucesso.

Se você deseja começar um e-commerce de semijoias, estude o passo-a-passo abaixo e comece a organizar as ideias para o início do seu negócio:

Conheça o segmento

Um erro muito comum dos empreendedores é querer investir em um tipo de produto o qual eles só conhecem como clientes.

Para ser vendedor de um produto, é extremamente necessário conhece-lo a fundo e quando o assunto é o mercado de semijoias há diversos aspectos que devem ser muito bem analisados:

  • Diferenças entre bijuterias, semijoias e joias;
  • Tipos e tempos de garantias legais;
  • Diferença de folheados nacionais e importados;
  • Estudo sobre mercado da prata e do ouro;
  • Diferença entre tipos de banhos;
  • Impostos e taxações sobre o segmento.

Defina seu público alvo

Outro erro comumente praticado por quem quer criar uma loja virtual de semijoias é acreditar que o produto é universal, ou seja: que as vendas ocorrerão para todos os públicos igualitariamente.

Raramente o empreendedor possui capital para abastecer sua loja com produtos voltados a todos os perfis de pessoas e “atirar para todos os lados” é o caminho mais fácil para quem não vai a lugar algum.

Defina o público que você deseja conquistar.

Algumas segmentações que você pode fazer:

  • Sexo (você pretende trabalhar com joias masculinas ou femininas?);
  • Faixa etária;
  • Perfil econômico (classes A, B, C, D ou E);
  • Perfil social (Religioso, Teen, Fashion, Luxuoso, entre outros).

 

Encontre um bom fornecedor

Se você quer montar um ecommerce de semijoias, é essencial que você tenha um fornecedor de folheados e semijoias no atacado antes mesmo de começar sua operação.

Defina se você realizará suas compras pela internet ou presencialmente e tenha certeza de que está adquirindo semijoias de alta qualidade para evitar problemas futuros.

No segmento de folheados e semijoias, preço não é, nem de longe, o fator mais importante na hora de definir de quem comprar. Analise:

  • Milésimos de cobertura de ouro ou metais preciosos (quanto mais milésimos, maior a qualidade da peça);
  • Tempo e cobertura da garantia;
  • Possibilidade de troca de peças remanescentes no estoque;
  • Pedido mínimo de compra;
  • Prazo de entrega de pedido;
  • Possibilidade e prazo de reposição de peças;
  • Qualidade do atendimento e outros fatores.

Faça análise de concorrência

Quando conseguir definir seu público alvo e os fornecedores com quem pretende trabalhar, faça uma pesquisa e análise profunda da sua concorrência.

Você não precisa superá-los em tudo, principalmente no início, mas não pode estar muito distante da realidade do mercado se deseja realizar vendas.

Sabendo quanto você vai pagar em cada semijoia que pretende vender, você poderá se certificar que consegue vende-las dentro do que é praticado entre quem já está posicionado no mercado.

Alguns fatores que você deve analisar:

  • Preços
  • Prazo de entrega
  • Usabilidade do site nas versões desktop e mobile
  • Perfis das mídias sociais
  • Posicionamento orgânico para palavras chaves que você pretende trabalhar
  • Custo por clique para palavras chaves no Adwords
  • Índice de reclamações no Reclame Aqui

Entre outros pontos.

Conhecendo bem os seus concorrentes, você terá uma ideia do tipo de trabalho que terá que desenvolver para obter sucesso na sua loja virtual.

Realize um estudo de viabilidade econômica

Antes mesmo de começar, é preciso que você saiba que os primeiros meses (ou anos) de um e-commerce exigem muito investimento e muita paciência.

Enquanto uma loja virtual pode realizar muitas vendas pelo simples fato de estar bem posicionada em um Shopping ou rua movimentada, um e-commerce não desfruta desse privilégio.

Para ser visto é preciso ter perfis em mídias sociais, utilizar mídia paga, serviços pagos e otimizar o site para ser encontrado nos sites de busca (o que leva tempo e alguns milhares de reais).

Estude a analise cada dado minuciosamente para ter certeza que sua empresa pode sobreviver por algum tempo com o caixa negativo, até que as vendas comecem a ser significativas.

Vale a pena considerar a ideia de contratar uma consultoria financeira caso você tenha dificuldades com os números.

Se você chegar até aqui confiante de que montar um e-commerce de semijoias é exatamente o que você quer, é hora de passar para os próximos passos:

  • Escolha uma plataforma para desenvolver sua loja virtual
  • Defina sua estratégia de marketing
  • Crie e registre sua marca e logotipo
  • Crie sua loja
  • Cadastre seus produtos
  • Inicie a divulgação

Como você pode notar, montar um e-commerce não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer, mas isso não significa que seja impossível.

Procure realizar bastante estudo sobre o mercado de e-commerce no Brasil e conte sempre com a ajuda de bons profissionais que possam te auxiliar a encontrar soluções para os problemas que vão surgindo ao longo do caminho.

Com estudo e trabalho, certamente seu e-commerce terá grandes chances de sucesso!

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