Conceitos e papéis do gestor.

A palavra ‘gestão’ vem do latim gestione e significa ato de gerenciar ou administrar. O gestor é aquele responsável e principalmente capacitado a planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, sempre focados nos objetivos e nas metas traçados pela organização materializando-os na visão da mesma.

Uma função fundamental do gestor organizacional é o de disseminar o conhecimento, compartilhar com seus colaboradores o que aprendeu através de sua formação e experiência profissional e até mesmo pessoal.

O gestor deve analisar as diferentes teorias, confrontando-as com suas próprias teorias a fim de desenvolver habilidades em busca do melhor modelo de gestão. Deve-se mostrar participativo, e não ficar apenas no conforto dos modismos administrativos, cercando-se de pessoas competentes, cada qual em sua especialidade, sendo que seu papel fundamental é gerenciar os diversos valores e recursos, seja humano ou material, para otimizar os resultados da organização.

Compõem o perfil dos gestores:

  • O burocrata: formal e previsível,
  • O executivo: habilidade social,
  • O empreendedor: inovador e eficaz.

O gestor empreendedor tem obtido um destaque nas organizações, pois têm como características a criatividade e a capacidade de revolucionar a ordem econômica introduzindo novos produtos ou serviços, quer pela melhor exploração de diversos recursos ou por uma inovadora forma de negociação.

Segundo Crawford, o estilo empreendedor de gestão é uma forma de administração que transforma recursos de uma área de baixa produtividade para uma área de alta produtividade.

Importância das tecnologias e ferramentas de gestão

As tecnologias e ferramentas de gestão devem satisfazer investidores, colaboradores, consumidores e a comunidade na qual as empresas estão inseridas buscando uma abrangência maior na aplicação de conceitos e técnicas para a qualidade total.

A terceirização se caracteriza como uma importante alternativa para o direcionamento de esforços nas atividades principais deixando as atividades meio para os terceiros. O benchmarking torna a organização competitiva promovendo o desenvolvimento e o crescimento organizacional aperfeiçoando seus processos.

Ele aponta práticas empresariais que comprometem o bom desempenho da organização. Essa tecnologia de gestão permite aos administradores buscar parcerias que bem aplicadas trarão ótimos resultados na busca do sucesso empresarial.

O Open-book Management propõe um modelo de transparência de informações criando situações claramente estabelecidas, praticado de forma ética, ele contribui para gestores abertos que privilegiem o inter-relacionamento entre as pessoas.

Como outras formas de administração de processos a reengenharia da à merecida importância ao cliente melhorando seu desempenho organizacional, observando e corrigindo pontos fracos nas operações da empresa.

Ao implantar o Empowerment a organização deve ter muito cuidado na elaboração de propostas e no seu funcionamento na questão do compartilhamento de decisões e responsabilidades. Seu objetivo é ampliar a capacidade de decisão das pessoas, melhorando a utilização do capital intelectual de seus funcionários.

A prática do Empowerment faz com que todos se comprometam com as decisões tomadas e trabalhem para a sua realização. O compartilhamento das decisões e lideranças incrementa a qualidade das decisões oferecendo a possibilidade de discussões de várias opiniões relativas aos objetivos pretendidos. O comprometimento da equipe contribui para a melhoria dos resultados pela motivação gerada.

As tecnologias e ferramentas de gestão vão otimizar os processos organizacionais visando resultados melhores para todos, empresários, colaboradores, investidores, consumidores e a comunidade. Todas essas tecnologias e ferramentas devem ser muito bem analisadas e executadas para o melhor resultado para todos.

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