A nova moda das redes sociais nas campanhas eleitorais

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Movimento que surgiu nas campanhas eleitorais on-line pode servir de benchmarking para profissionais, empresas e marcas. Post de estreia

As redes sociais são indispensáveis para quem deseja interagir socialmente, trocar informações, realizar promoções, divulgar empresas e seus serviços, entre outras atividades. Isso é fato. O planejamento das campanhas eleitoraisnão poderia deixar de contar com uma importante ferramenta digital, como suporte para o candidato divulgar suas propostas, interagir com os eleitores, debater ideias, mostrar suas ações de campanha e promover uma imagem confiável, para conseguir um resultado excelente nas urnas.

Twitter

O Twitter é sem duvidas uma das melhores redes sociais, é amplamente utilizado pelos candidatos nesse período eleitoral, o que é perceptível. Se a página não é atualizada pelo candidato, sua assessoria faz este trabalho. É uma forma interessante de estar sempre por dentro das novidades no que diz respeito à política e seus bastidores. Para propagar cada vez mais os caracteres postados, é preciso um grande número de seguidores, que entrarão em contato com a mensagem e, se absorverem de maneira favorável, retuitarão (RT), ampliando cada vez mais a rede ligada ao Twitter do candidato.

Diante desse contexto surge o “Twittaço”, ou “panelaço virtual”, como uma estratégia para aumentar a popularidade no Twitter e, consequentemente, o número de seguidores. Essa ideia teve início com a campanha da presidenciável Marina Silva (PV) e foi criada pelos membros da comunidade Do falecido no Orkut “Marina Silva – PV”, que contou com o apoio da equipe de comunicação da candidata.

No dia 6 de julho, das 12 às 18 horas, internautas enviaram mensagens pelo Twittercom a tag #euvotomarina. A candidata foi citada quase 3 mil vezes por hora, segundo sua assessoria, entrando para o ranking dos mais citados no Brasil. Por fim, o Twitter da candidata alcançou mais de 100 mil seguidores e a moda do Twittaço foi aderida por vários candidatos Brasil afora, como Aloizio Mercadante (São Paulo), Joaquim Roriz (Distrito Federal) e Marconi Perillo (Goiás).

Como os internautas sempre estão inovando, um caso interessante ocorreu em Goiânia-GO, onde o Twittaço aconteceu de forma espontânea, por não estar entre as estratégias de campanha, e diferente, indo além do virtual. Uma equipe de jovens simpatizantes do candidato ao governo de Goiás,  promoveu duas edições do movimento, com a mesma finalidade da proposta original, além de interagir os públicos de forma real e virtual.

O encontro presencial aconteceu em uma praça pública, que conta com a rede wi-fi. Estudantes, representantes de partidos, militantes, líderes estudantis e comunitários, entre outros participantes, levaram seus aparelhos e se conectaram ao Twitter para enviar mensagens com a tag #twittaçomarconi ou #twittacomarconi. Quem não tinha condições de se conectar, pôde interagir com os demais presentes, debatendo sobre política e as propostas do candidato. A cobertura do debate foi feita pelos tuiteiros presentes.

A espontaneidade dos jovens contagiou  , que participou postando mensagens de apoio em seu Twitter pessoal e transmitindo o evento ao vivo em seu site oficial de campanha, pela TV Marconi. Além disso, candidatos ao senado e a deputado estadual e federal apoiaram a iniciativa, digitando a tag em suas páginas no microblog.

O sucesso foi convertido em seguidores, que ultrapassam os 16 mil, e foi parar nas páginas dos jornais, gerando mídia espontânea, como vocês podem conferir nas imagens abaixo. Simpatizantes de Íris Rezende, adversário de Marconi na disputa pelo governo de Goiás, também resolveram se reunir e criaram uma edição do #tsunamiris15. A terceira edição   está por vir, segundo a organização, com expectativas da presença real do candidato, tuitando com os jovens.

Os exemplos citados acima são prova de que as redes sociais são importantes como estratégias de comunicação, quaisquer que sejam os objetivos almejados. A ideia do Twittaço também pode ser utilizada como estratégia de comunicação e marketing para inúmeras empresas divulgarem seus produtos e serviços ou ainda estreitar relacionamentos com determinados segmentos de público, prospectando novos clientes ou fidelizando os já existentes; basta ter criatividade. Será que essa moda pega de vez?

Oque eu quero chegar com isso? bom conclusão se voce trabalha com mídias sociais vc tem uma ampla gama de possibilidades e uma grande cartela de clientes ums agencia especializada em divulgar pessoas e negócios já te deixa com uma expertise grande em divulgar políticos ainda mais que sabemos em 2018 foi uma demonstração deque a internet tem muita força se compararmos as redes sociais dos candidatos de presidentes  do ano passado uma campanha organica a mais de 4 anos fez com que o atual presidente tenha mais de 10 milhões de seguidores em suas midias de um partido até então desconhecido .

abraço e sucesso …

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