10 dicas compulsivas para blogueiros iniciantes

Tempo de leitura: 4 minutos

Algumas dicas abaixo são fruto da observação, outras de experiências próprias, as vezes desagradáveis. Se eu soubesse disso quando comecei o
Usuário Compulsivo, talvez não tivesse demorado tanto tempo pra ganhar meu primeiro milhão 😉

1 – Não exiba estatísticas lastimáveis
É aquela história: Ninguém entra em festa vazia. 20000, 30000 visitantes/mês não é muita coisa. Alguns blogs nem tão grandes assim tiram isso por dia e não ficam exibindo isso na página inicial.

O mesmo vale para o número de assinantes. Espere o número de assinantes aumentar, oferecendo atualizações por email e dando destaque para isso. Se o seu público não é muito familiarizado com internetês, ensine como usar os feeds e quais seus benefícios. Quando o número de assinantes atingir os 3 dígitos você já pode começar a pensar em exibi-los.

2 – Forneça feeds completos
Quem se dá ao trabalho de assinar seu feed merece tratamento VIP e não obstáculos. Estimule seu leitor a visitar seu blog e comentar produzindo conteúdo do seu interesse, criando polêmica, incitando discussões…

Se num primeiro momento o número de visitantes ao blog pode diminuir, por outro lado a fidelidade da sua audiência tende a aumentar e se sustentar no longo prazo. Deixe os feeds parciais para o UOL!

3 – Hospede suas próprias imagens
Gostou de uma imagem e quer usá-la para ilustrar uma postagem no seu blog? Baixe a imagem e hospede ela numa conta sua, quer seja no próprio Blogspot (Picasa) , Flickr, Photobucket ou no seu próprio servidor, preferencialmente com os devidos créditos.

Linkar imagens diretamente de outros blogs é uma prática muito mal vista e pode ter conseqüências constrangedoras.

4 – Não seja um comentador chato
Uma ótima estratégia para tornar seu blog mais conhecido é deixar comentários em blogs do mesmo nicho que o seu. Mas tome cuidado para o tiro não sair pela culatra. Comente quando tiver realmente algo a dizer, perguntar ou acrescentar a discussão.

Deixar sua URL no final do comentário também pega muito mal. Existe um campo específico para isso e onde houver a opção OpenID os usuários do Blogger podem entrar com a URL do seu próprio blog, mas pelamordedeus nunca esqueçam de incluir o http:// no início da URL.

5 – Não seja um vampiro de idéias
Plágio é chato, já falamos disso. Mas tem uma coisa que pouca gente comenta, que é o plágio de idéias. Lembram do Super Trunfo Blogs? Uma ótima idéia do Treta, mas e o que veio depois? 2007 foi uma sucessão interminável de clones dessas figurinhas.

Sei que é internet é um terreno fértil onde as idéias brotam como cogumelos num pasto ensolarado e que qualquer um pode usar as referências que quiser. Mas vai por mim, você vai conseguir muito mais leitores fieis se for original.

6 – Tenha um blog de testes
Qualquer novidade que você for colocar no seu blog, teste antes. Pode ser a coisa mais simples do mundo ou a aventura mais audaciosa. Melhor gastar um tempinho antes que um tempão depois consertando a cagada o acidente.

Eu tenho vários blogs de teste. Tenho um com o template idêntico ao UsuárioCompulsivo, e uso para testar a aparência dos artigos antes de publicar aqui. Tenho outro onde o acesso é fechado e uso para acompanhar algumas estatísticas de usuários online, visitantes do MyBlogLog, artigos mais comentados, etc.

7 – Tenha um template arrumadinho
Seu template pode ser simples, mas precisa estar organizado, com tudo no lugar e sem imagens atravessando as bordas, por exemplo. O visitante precisa achar o que procura, então facilite a vida dele.

Deixe uma caixa de pesquisa bem visível, seus artigos mais populares e mais recentes também e claro, não se esqueça do arquivo.

8 – Socialize-se
Procure relacionar-se com outros blogueiros do mesmo nicho que o seu. Comece comentando, ou entre em contato via formulário. Participe de grupos de discussão e/ou fóruns de blogueiros. Use o Twitter, Orkut, Last.fm, Via6, etc…

9 – Aprenda a aprender sozinho
Se você está começando agora, tem muito que aprender ainda, então comece pelo começo. Estude a sua plataforma, quer seja o Blogger, WordPress ou qualquer outra. conheça os seus recursos e opções e só depois parta para os hacks mais complicados.

Familiarize-se com os termos blogueiros para entender o que você lê e não ficar boiando nas conversas.

Ninguém gosta de ajudar quem não se ajuda, então pesquise, leia, faça testes. Tente tirar suas próprias conclusões e se finalmente não conseguir, pergunte.

10 – Não faça plágio
Plágio é crime. Acho que não preciso me estender neste ponto, né?

GOSTOU?Adicione um comentário , responderem assim que possível .
SUCESSO

Sobre Turbo Monster

Turbo Monster

Aprenda o passo-a-passo para um Marketing Digital de sucesso. Você é afiliado e pretende ganhar dinheiro traremos tutorial marketing digital online Dicas tendencias .
Desenvolvimento Pessoal - Estrategias de Marketing - Seo - Branding

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *