Segmentação do Mercado e Definição do Público-Alvo

Segmentação de Mercado e Marketing na Administração de Empresas

Para que seja possível obter sucesso nos negócios e taxas satisfatórias de rentabilidade e lucratividade, um profissional empreendedor deve sempre mapear os diferentes segmentos de mercado: consumidor, concorrente e fornecedor.

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O conceito de mercado está relacionado à interação entre a oferta – agentes, pessoas ou empresas que pretendem vender bens e/ou serviços – e a demanda – agentes, pessoas ou empresas que pretendem adquirir bens ou serviços. Quando um indivíduo abre uma empresa, passa a cumprir um novo papel no mercado, trabalhando do lado da oferta.

Qual o Público-Alvo do seu Nicho de Mercado?

Para ter sucesso no seu novo projeto, deve-se seguir os seguintes pasos:

1. O mercado fornecedor, que fornece equipamentos, embalagens, matéria-prima, e outros componentes dos quais viagra available in india o empresário necessita.

Informações sobre fornecedores podem facilmente achadas em páginas amarelas, anuários por setores, jornais e revistas especializadas e, também, na Internet, que vem sendo cada vez mais utilizada, mesmo pelas pessoas com mais de 60 anos de idade, que tinham dificuldade em se adequar as novas tecnologias.

2. O mercado consumidor, formado pelos clientes e o público alvo que comprarão as mercadorias de sua empresa ou utilizarão os serviços prestados por sua entidade. Para obter informações sobre seu mercado consumidor é preciso realizar as chamadas pesquisas de mercado ou pesquisas de opinião. Conhecer o mercado consumidor é fundamental para o sucesso dos processos gerenciais de qualquer empresa.

3. O mercado concorrente, que fabrica e comercializa suas mercadorias ou oferece serviços iguais ou parecidos aos que o empreendedor quer oferecer.

Tenha cuidado especial com características do mercado como qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, porte, qualidade no atendimento a clientes e fornecedores, facilidade de acesso e forma de apresentação da mercadoria.

Um empreendedor nos pode também, adquirir algumas mercadorias ou contratar os serviços oferecidos pelos concorrentes diretos, com isso, poderá identificar pontos de melhorias em seus produtos.

Segmentação de Mercado e Identificação do Público Alvo: Como Fazer

Realizar o trabalho de segmentação do mercado consiste em dividi-lo em grupos de clientes e compradores potenciais que têm desejos, necessidades, percepções de valor ou comportamentos de compra similares.

A segmentação ou posicionamento de mercado pode ser realizada de duas maneiras:

Levando em consideração características do público alvo e consumidores:

  • Demográfica (sexo, idade, raça ou etnia, condição
  • Socioeconômica, nível de instrução e tipos de famílias)
  • Geográfica (bairro, cidade, região)
  • Psicográfica (atividade, interesse e opinião)

De acordo com a relação entre os consumidores e o produto ou serviço de sua empresa:

  • Por benefícios
  • Pela lealdade de marca (de acordo com a constância com que o consumidor compra a mesma marca de determinado produto).

 

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